Cronograma capilar caseiro + receitinhas ♥

Oii gente,tudo bem? hoje vou falar sobre o cronograma capilar! Muitas pessoas já conhecem, conheci através de grupos no  facebook, meu cabelo estava  ACABADO, devido ao corte químico que tive ,estava horrível, chorava só de olhar, então foi aí que conheci o C.C,  antes eu achava que só hidratar o cabelo estava bom, mas o cabelo precisa muiiito mais do que só hidratação, precisa de nutrição e reconstrução, e é pra isso que serve o C.C, são 4 semanas de tratamento oferecendo ao cabelo tudo que ele precisa para ser saudável! vamos lá :

Cronograma capilar  é uma forma de tratamento de cabelo que vai durar o tempo determinado por você e que leva quase 1 mês para completar um ciclo. Enquanto fazer o cronograma deve evitar fazer química como progressivas e colorações, deixe para a ultima semana antes da reconstrução e com o cabelo hidratado e nutrido.

Pra dar inicio tem que primeiro entender um pouco do que seu cabelo precisa (veja Diagnóstico Capilar), depois vamos precisar de produtos para as fases do cronograma, produtos hidratantes, nutritivos e reconstrutores. Também vai ter que conhecer os produtos que você tem em casa (nem tudo que se fala na embalagem é o que o produto faz), e vai ter que descobrir o que eles podem fazer por você, nem tudo que hidrata, nutre, e nem toda reconstrução faz isso mesmo pelo fio nesse caso vamos precisar entender os componentes dos produtos e como eles reagem no seu fio...

Agora sim, vamos colocar eles no nosso cronograma.

Hidratação: que é a  reposição hídrica, aqui vamos repor a agua perdida no cabelo, isso é um fator muito importante para mantê-lo saudável. A linha de produtos mesmo que não seja da mesma marca deve ser do mesmo gênero: hidratantes, isso inclui os restauradores e hidratantes como ampola e flaconetes.

Ingredientes das mascaras hidratantes: Extrato de algas, Panthenol, Aloe Vera, Vitaminas, Bepantol, Chocolate, mel, geléia real etc. 

Receitinha caseira:

2 colheres (não metálicas) de um creme de hidratação
2 colheres (sopa) de mel
1 colher de bepantol dherma (misture tudo, passe no cabelo e deixe agir por 30 minutos)

Nutrição: reposição lipídica, aqui uma mascara comum pode ser acrescida de ativo para nutrir o cabelo como ampolas de vitaminas assim elas também são mais potentes. Normalmente as mascaras com muito nutrientes são mais fortes do que uma simples mascara de hidratação.

 Ingredientes mais comuns: Proteínas hidrolisadas, como proteínas do leite,trigo, seda, aveia, etc.. ceramidas, óleo de coco, semente de uva, girassol, baleia, manteiga de karité, cacau, cupuaçu, (atualizando : Cisteína e Creatina),etc .

Receitinha caseira:

2 colheres (sopa) de manteiga de karité
2 colheres (sopa) de leite
2 ml de óleo de coco ( misture tudo, passe no cabelo e deixe agir por 30 minutos)

Reconstrução: reposição proteica, essa é a hora importante de identificar o que seu cabelo precisa, se ainda esta com frizz, poroso, ressecado, queda, quebra, etc.

Ingredientes importantes: Queratina (Seus aminoácicos, Cisteina, serina , prolina, argilina), colágeno

Receitinha caseira:

3ml de glicopan pet (encontrado em pet shop, sim é animal)
2 colheres (sopa) de um creme de reconstrução
2ml de queratina liquida  (misture tudo e deixe agir por 30 minutos)


Reparar o cabelo como um todo: As pontas dos cabelos, se ressecados, com pontas duplas e sem vida, devem ser tratadas com óleos, de argan, de coco, de macadâmia, geléia real,  deixa-las nutridas durante o tratamento é essencial eindispensável.

- A limpeza a cada 15 dias com anti-resíduo é essencial e dará mais força no tratamento para o novo ciclo.

- A sequência de produtos utilizados durante a semana, será um dia de lavagem e um dia não, vi outros cronogramas que as meninas ficam 2 ou mais dias sem lavar os fios, assim na sequência de lavagem na semana fará seu ciclo de acordo com o que seu cabelo precisa.

- As tinturas, banhos de brilho e matizações vou deixar pra fazer sempre após a hidratação e antes da reconstrução.

Como vou fazer o meu cronograma (minha nova tabela)

1ªsemana: H,N,R

2ªsemana: H,N,R

3ªsemana: H,N,R

4ªsemana: H,N, Cauterização.
Inicia um novo ciclo, e assim sucessivamente

Dicas:

- O ciclo não deve começar por reconstrução porque antes disso seu cabelo precisa estar hidratado;

- As hidratações devem seguir no tempo que manda o fabricante, mas vou fazer minha sequência de hidratações com 10 minutos com touca laminada;

- Se lava o cabelo todo dia não é necessário a semana inteira utilizar mascara capilar, a não ser que queira, pode usar só shampoo e condicionador hidratantes, seguido no pós lavagem com leave-in, que deve ser usado diariamente;Pode fazer uma pausa de 48 horas depois de hidratar e reconstruir, opcional;

- Fazendo o seu cronograma capilar é necessário sempre proteger o cabelo de secador e chapinha usando thermo protetores;

- Aos poucos você vai perceber do que o cabelo precisa e assim pode esticar a semana só com hidratações e as reconstruções você pode diminuir dependendo das químicas que faz e se são sucessivas;

- Cabelos muito danificados, crespos e extremamente ressecados podem precisar de umectação com óleos vegetais PUROS, livres de silicones.

eu estou fazendo e estou amando, já esta dando uma boa diferença no meu cabelo ♥ façam também ♥ beijooos

7 comentários:

  1. Nossa minha mãe tava querendo muito um cronograma vou indicar o post para ela beijos !
    http://vanity-candy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Minha amiga pintou o cabelo de vermelho, o cabelo dela foi ficando horrivél, vou passar essa dica para ela.

    Beijos. Seguindo.

    http://follow-and-breath.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. nooossa :( passa pra ela sim que ela recupera a saúde do cabelo rapidinho :) beijinhos

      Excluir
  3. Que dica otima gata! Amei o blog gata :)
    www.blushescuro.biz

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

Moda & Make Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados